DA DEPENDÊNIA À INDEPENDÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DO
INDIVÍDUO
1. Introdução
·
Maturidade
implica crescimento pessoal e socialização
·
O adulto é capaz de satisfazer suas necessidades pessoais sem ser
anti-social
·
Assume responsabilidades pela manutenção ou modificação da sociedade
· A independência nunca é
absoluta
· O indivíduo normal não se
torna isolado
· Indivíduo e ambiente são
interdependentes
2. Três Categorias
A- Dependência Absoluta
· No início, o lactente é
completamente dependente da provisão física
· Mas em termos de psicologia,
o lactente é ao mesmo tempo dependente e independente
· O ambiente não faz a criança
· Na melhor das hipóteses
possibilita à criança concretizar seu potencial
· O termo “processo de
maturação” se refere:
· À evolução do ego e do self
· Inclui a história completa
do id, dos instintos e suas vicissitudes
· Às defesas do ego relativas
ao instinto
· A mãe e o pai não produzem
um bebê como um artista produz um quadro
· Precisam se adaptar ao
processo de maturação da criança
· Esta adaptação é complexa e
traz exigências aos pais
· A “preocupação materna
primária”
· A provisão é feita
naturalmente para as necessidades da criança, o que significa um alto grau de
adaptação
· Necessidades instintivas e
do ego
· A mãe protege o vir-a-ser do bebê
· Gradativamente, a mãe retoma
sua própria independência e introduz pequenas “falhas” que levam o bebê a
estrilar
· Na dependência absoluta o
lactente não tem modo de se conscientizar da provisão materna
B- Dependência Relativa
· O lactente pode tomar
conhecimento da dependência
· Estágio de adaptação a uma
falha gradual dessa mesma adaptação
· Há o começo da compreensão
intelectual
· O mundo deve ser apresentado
continuamente à criança
· Por um ser humano devotado
ao lactente
· O lactente começa a saber em
sua mente que a mãe é necessária
· Experimenta acentuada
ansiedade diante da separação
· Após os dois anos,
iniciam-se novos desenvolvimentos, e esses habilitam a criança a lidar com a
perda.
C- Rumo à Independência
· A criança se torna gradativamente
capaz de se defrontar com o mundo
· Desenvolve-se uma verdadeira
independência
· A criança é capaz de viver
uma existência pessoal
· Este estágio descreve os
esforços da criança pré-escolar e da criança na adolescência
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